10 dicas para ser aprovado em um concurso público:

Se preparar para um concurso público não precisa ser tão difícil quanto parece. Aplicando o método certo e seguindo o planejado, a aprovação pode estar mais perto do que você imagina.

E para te ajudar nessa preparação e te deixar mais próximo da tão sonhada carreira pública, separamos 10 dicas para passar em concurso público.

1.Identifique a área

O primeiro passo para começar a se preparar para um concurso é definir a área em que deseja trabalhar. Procure por editais de concursos anteriores e pesquise quais as atividades desempenhadas em cada função.

2. Comece já

Se você está pensando em entrar no mundo dos concursos públicos, pare de pensar e comece sua preparação já. Não espere o edital ser publicado – até porque o período entre a publicação e a prova é curto. Pode parecer uma dica boba, mas é incrível como essa coisa do “amanhã eu começo” faz a gente perder tempo. Se o seu objetivo é ter um cargo público, é melhor começar hoje mesmo porque a concorrência é grande.

3. Defina um objetivo

Saber exatamente qual o seu objetivo é de fundamental importância. Por exemplo, se você almeja um cargo de nível superior em determinado órgão, nunca vai dominar o conteúdo exigido pelo edital se ficar parando para estudar as matérias que caem somente no nível médio. Você também pode fazer outras provas que exigem conteúdo semelhante àquele cobrado pelo edital no qual está focado. Ainda que uma matéria ou outra seja diferente, é uma ótima oportunidade de testar seus conhecimentos.

4. Pratique com exercícios

Resolver simulados e provas anteriores facilitará no entendimento da lógica da prova e na gestão do tempo de resolução.

Descubra qual é a banca responsável pelo concurso que você irá prestar, pois apesar da variação nos temas, o formato das questões deverá ser o mesmo de certames já realizados.

5. Conheça a banca

O CESPE faz questões de verdadeiro e falso e que a Fundação Carlos Chagas prefere questões de múltipla escolha, mas isto é apenas o básico do que você precisa saber. É necessário conhecer quais pontos do edital são mais cobrados e que tipos de “pegadinhas” cada uma pode utilizar.

6. Escolha bem seu material

Há muitos preparatórios disponíveis, mas é importante encontrar aquele que melhor otimize seu tempo. Afinal, assim que o edital é publicado, você normalmente não possui muito tempo disponível para a preparação, pois a prova já é agendada para a sequência. Então não dá para perder tempo estudando errado, você não pode levar horas lendo o conteúdo em uma apostila, sendo que você pode aprender tudo em uma aula de 30 minutos.

7. Defina um local de estudo

Já imaginou estudar em uma mesa bagunçada, perdendo tempo procurando anotações por não saber onde está? Ou estudar em um ambiente com muito barulho que atrapalhe a sua concentração?

Por isso é tão importante ter um local preciso, preparado para estudar. Essa preparação vai te ajudar a se manter concentrado e melhorar sua memória para fixar os conteúdos estudados.

8. Organize seus horários

Avalie quanto tempo você tem para estudar e utilize um método para organizar sua preparação. Quem trabalha e estuda tende a ter menos tempo, mas quem é concurseiro em tempo integral às vezes cai na armadilha de achar que tem tempo de sobra. Defina horários certos para estudar e faça um planejamento de longo prazo para cobrir todo o conteúdo do edital que você está focado. Divida as matérias e estude-as de modo intercalado, para que não fique muito tempo sem estudar um dos itens. A revisão das matérias com frequência é fundamental para mantê-las vivas na memória.

9. Pratique exercícios físicos e relaxe

Não deixe que a fadiga torne seus pensamentos confusos, sua mente precisa de um intervalo para manter-se produtiva.

Exercícios físicos ajudam o corpo a liberar a adrenalina e outros hormônios importantíssimos para a concentração e o foco. Por exemplo, começar o dia com 30 minutos de caminhada antes dos estudos fará com que o cérebro esteja mais ativo e assimile melhor as informações.

10. Mantenha-se motivado

É muito importante que o incentivo venha de você mesmo. E algumas atitudes suas podem ser tóxicas, fazendo com que você sabote seu próprio sucesso. Mas antes de evitar, você precisa identificá-las:

  • Não se compare com ninguém

Pode ser um amigo que passou em um concurso ou um vizinho que tenta passar há anos. As pessoas são diferentes e não devem ser comparadas.

  • Acredite em si mesmo

Você precisa ser seu maior incentivador e acreditar que é possível conquistar a aprovação.

Deixe seu comentário