8 passos para controlar a ansiedade:

A ansiedade é um dos problemas que mais têm afligindo as pessoas nos últimos tempos. Ela tem atrapalhado em vários sentidos na rotina de qualquer indivíduo, seja pessoal ou profissional.

Acompanhe abaixo 8 sugestões para você dar uma acalmada no corpo e, principalmente, na mente:

1 – Aceite a sua ansiedade

O primeiro passo é fundamental: aceite a sua ansiedade. Ficar lutando contra só vai aumentá-la. Saber como funciona o sistema nervoso e o processamento cognitivo pode ajudar nesta aceitação. Aí a pessoa entenderá que estar ansiosa pode ser desagradável, mas não é perigoso.

2 – Contemple as coisas a sua volta

Se você se distrai e dirige a atenção para outros focos, estará desviando sua atenção dos pensamentos catastróficos e da observação das sensações do seu corpo, o que pode ajudar a diminuir a intensidade do desconforto.

3 – Aja com sua ansiedade, mantenha-se ativo!

O terceiro passo foi mais concebido para quem tem agorafobia, que é o medo de estar em situações em que a fuga seja difícil. Quando uma pessoa está em uma situação desconfortável e foge dela, isso produz uma redução do desconforto. Então, ela vai aprender com este tipo de comportamento a denominar aquela situação, da qual ela fugiu, como perigosa. E aí vai passar a evitar aquilo, e assim é que se constrói este quadro de agorafobia.

4 – Libere o ar dos pulmões

O quarto passo diz respeito à respiração. A respiração diafragmática – (voltar a atenção para o diafragma enquanto respira profundamente) – uma estratégia que ajuda bastante a reduzir a ansiedade, o desconforto.

5 – Mantenha os passos anteriores

Siga as dicas acima repetidamente!

6 – Examine seus pensamentos

O passo seguinte diz respeito a avaliar como a pessoa está processando seus pensamentos, para ela refletir sobre as interpretações que está fazendo, para avaliar o quanto aquelas sensações, aquilo que está acontecendo, é de fato perigoso ou ela pode estar exagerando a dimensão negativa ou o grau da ameaça, e assim por diante.

7 – Sorria, você conseguiu sozinho superar o momento

Se a pessoa seguir todos esses passos e estiver conseguindo deixar de sentir o ataque de pânico, vai sorrir. Sorria porque você conseguiu, com os seus próprios recursos, deixar de ter um ataque de pânico.

8 – Espere o futuro com serenidade

O último passo diz respeito a esperar o futuro com aceitação, porque a pessoa terá aprendido o que é pânico, o que é ansiedade. E se ela deixar de acreditar que vai morrer, que vai perder o controle ou desmaiar, provavelmente estará mais preparada, no futuro, para aceitar e lidar com a ansiedade

 

Com informações do G1

Deixe seu comentário