Administrador: saiba tudo sobre a carreira na administração

A assinatura da Lei nº 4769 de 1965 criou a profissão de Administrador. Segundo o Conselho Federal de Administração, o número de Administradores vem crescendo a cada ano, em 1994 o aumento foi de 21%, em 1998 de 25%, em 2003 de 30%, em 2006 de 33% e em 2011 de 35%. A remuneração do profissional encontra-se na faixa entre 3,1 e 10 salários mínimos, segundo pesquisa de 2011. Sobre a posição de trabalho, os dados da pesquisa de 2015, mostram que os administradores continuam sendo bem aceitos no cargo de gerente, seguido de analista e técnico.

 

Histórico do ensino de administração no Brasil 

Os cursos de Administração no Brasil têm uma história muito curta, principalmente se comparado aos Estados Unidos, onde os primeiros cursos iniciaram em 1881 com a criação da Wharton School. No Brasil, porém, o ensino da Administração começou em 1952. Neste período, os EUA já formavam em torno de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano na área.

O ensino de Administração no Brasil passou por dois momentos marcados pelo currículos mínimos aprovados em 1966 e 1993, culminando com a apresentação da proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Administração elaboradas pelos autores em 1998, quando eram membros da Comissão de Especialistas de Ensino de Administração da SESu/MEC.

 

Habilidades do administrador

Para o professor Robert L. Katz, há três habilidades básicas que os administradores precisam ter: Técnica, Humana e Conceitual. Confira um pouco mais sobre cada uma delas.

Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.

Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.

Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de um organização. Implica em ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).

 

Registro obrigatório para administrador

O Bacharel em Administração deve ser registrado no Conselho Regional de Administração (CRA), tornando-se assim um profissional legalmente habilitado para o exercício da sua profissão. Assim, ele passa a portar a Carteira de Identidade Profissional de Administrador na cor azul. Esse documento também tem validade de Carteira de Identidade Civil em todo o território nacional. Para os tecnólogos, há a Carteira de Identidade Profissional de Tecnólogo na cor verde, que também vale como Carteira de Identidade Civil.

 

Administrador e funcionário público

Para aqueles que possuem interesse em ingressar na carreira pública, também há muitas oportunidades. Diferente da iniciativa privada, quando o administrador está em um órgão público, o objetivo não é o lucro puro e simples. Ele deve atuar em um nível de estudo tanto do país quanto das instituições, para propor programas que contribuam para o crescimento nacional. Os profissionais atuam normalmente em ministérios e órgãos governamentais.

Só lembrando que a maioria dos concursos pedem o registro obrigatório no CRA, então garanta o seu o quanto antes. Para te ajudar, separamos abaixo, três concursos que estão aceitando inscrições para cargos na área.

Deixe seu comentário