ATENÇÃO: Concurso PC DF com 300 vagas para Escrivão

O concurso PC DF teve seu edital publicado para o cargo de Escrivão. A princípio, as inscrições iniciam em janeiro de 2020 e a prova deverá acontecer em março.

Vagas e requisitos do concurso PC DF

Antes de mais nada, a oferta é de 300 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia que oferece remuneração de R$ 8.698,78 para jornada de 40 horas semanais com dedicação exclusiva, nos termos da Lei Federal nº 4.878/1965.

Da mesma forma, dentro deste total de 300 oportunidades haverá reserva de 15 para PCD (pessoas com deficiência) e 60 para negros.

De conformidade com o edital, entre os principais requisitos, é necessário possuir:

  • – Diploma de curso de graduação em qualquer área de formação.
  • – Idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
  • – Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B” ou superior.

 

O Escrivão deverá desempenhar as atividades previstas na Lei Federal nº 4.878/1965, tais como atividade de nível superior com atribuições relativas ao cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, termos circunstanciados, sindicâncias, processo administrativo disciplinar e demais serviços cartorários de apoio à autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo, previstas em legislação específica, notadamente no art. 100 do Regimento Interno da PC DF, aprovado pelo Decreto Distrital nº 30.490, de 22 de junho de 2009.

Inscrições no concurso PC DF

Assim sendo, as inscrições deverão ser realizadas somente via internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/pc_df_19_escrivao, a partir das 10 horas do dia 22 de janeiro de 2020 até às 18 horas do dia 10 de fevereiro de 2020 (horário oficial de Brasília/DF). A taxa custa R$ 199,00.

Há possibilidade de solicitar isenção da taxa desde que os candidatos enviem a documentação necessária a partir das 10 horas do dia 20 de dezembro de 2019 até 18 horas do dia 26 de dezembro de 2019 (horário oficial de Brasília/DF), via upload, por meio de link específico, disponível no site da organizadora.

Para solicitar a isenção o candidato deve se enquadrar em uma dessas possibilidades: pertencer ao CadÚnico; ser doador de medula óssea ou de sangue; receber benefício de programa social; ter prestado serviço à Justiça Eleitoral ou ser Comissário ou Agente de Proteção da Infância e da Juventude.

Além disso, este concurso terá validade de 18 meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Etapas de avaliação do concurso PC DF

De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados em duas etapas conforme o quadro abaixo:

concurso pc df

As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 15 de março de 2020, no turno da tarde. A prova objetiva valerá um total de 120 pontos.

As questões cobrarão temas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Conhecimentos sobre o Distrito Federal, Legislação, Atualidades, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos, Informática, Matemática e Raciocínio Lógico.

Deixe seu comentário