Como desenvolver a autoconfiança e ficar mais perto do seu objetivo:

O que é autoconfiança?

A autoconfiança é uma junção de autoeficácia, ou seja, a convicção de ser capaz de realizar uma tarefa específica, com a autoestima. A autoestima é semelhante, mas está relacionada a crença de que somos competente no que fazemos e merecemos a felicidade. A pessoa que tem a junção dessas duas características está disposta a assumir riscos para alcançar um determinado objetivo e ainda consegue ver o seu futuro de forma positiva.

 

Dicas de como desenvolver a autoconfiança

Acabe com os pensamentos negativos

Antes de combater o que te faz mal é preciso saber o que te faz mal. Os pensamentos negativos tendem a aparecer como: eu não posso, não consigo, vou falhar, não adianta nem tentar. Esses pensamentos são inúteis e não te deixam seguir em frente.

O segundo passo é transformar os pensamentos negativos em positivos. Para isso, você deve trocar as afirmações negativas por positivas. Você pode adotar: vou tentar, eu posso, vou conseguir. Essa transformação acontece aos poucos, mas tente se atentar sempre que um pensamento negativo surgir, assim, essa ação se tornará um hábito.

 

Como desenvolver a autoconfiança: Mantenha pessoas positivas por perto

Ter ao seu lado familiares e amigos que te apoiam na sua causa ou objetivo é de suma importância. Assim como, se afastar de pessoas que te fazem mal. Se você não conseguir se afastar 100%, ao menos limite o contato com elas e não de atenção as suas opiniões. Reserve mais tempo para quem te faz bem!

 

Saiba no que você é bom

Você pode, e deve, descobrir quais são seus maiores talentos e se sentir orgulhoso de todos eles. Encontre algo que goste e cultive esse talento, isso pode servir como um efeito terapêutico, afinal quem não gosta de se sentir realizado?

 

Como desenvolver a autoconfiança: Saiba receber elogios

Pessoas com baixo autoestima tendem a ter dificuldades para receber elogios, por não se acharem merecedoras deles. Então, não repita essa ação! Quando te fizerem um elogio, reaja de forma positiva, vale sorrir e dizer “obrigado”, não precisa nem se sentir envergonhado. Utilize isso para reforçar sua autoconfiança, temos certeza que vai funcionar!

Deixe seu comentário