Como estudar para concurso antes da publicação do edital:

Hoje você vai saber como estudar para concurso antes da publicação do edital. Quanto antes você antecipar sua preparação, mais chances terá de conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.

É muito comum muitos candidatos deixarem pra estudar apenas quando o edital sai. Porém, essa não é a melhor maneira de se preparar.

Confira dicas e saiba como estudar para concurso antes da publicação do edital!

Matérias como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática têm um programa semelhante na maioria dos editais de concursos públicos. Esses temas são uma boa pedida para sua preparação antes da publicação do edital.

É importante também optar por uma abordagem mais abrangente e com foco nos grandes temas de provas da área que você deseja ingressar. Pesquise como são abordadas as matérias que caem no seu concurso, tanto em provas anteriores, quanto em concursos similares de mesmo nível ou da mesma banca organizadora.

Caso esteja estudando para um grande concurso, é muito provável que o órgão já tenha realizado diversos certames anteriores para o cargo que você deseja. Por esse motivo, conhecer os editais anteriores te ajudará a entender quais disciplinas aparecem com frequência nas provas.

Podemos dividir os concursos em grandes áreas: administrativa, policial, tributária, técnica ou jurídica. Identifique em qual área seu concurso pertence e procure saber que disciplinas são tradicionais nestes editais.

Por exemplo, concursos para tribunais geralmente incluem matérias como Direito Constitucional e Direito Administrativo. Já certames da área administrativa, cobram Informática e Raciocínio Lógico. Língua Portuguesa com certeza aparecerá em qualquer edital que você selecionar.

Faça também uma análise da banca do concurso que deseja prestar, assim você se acostuma desde o início com o modelo de prova e a cobrança do conteúdo do edital. Pesquise como são os modelos de questões e o nível de exigência.

Caso o concurso selecionado tenha realizado prova de redação ou inclua questões discursivas, comece a escrever já! Tente fazer duas redações por semana no formato cobrado nos últimos editais. Fique em dia com o noticiário, inclua jornais, revistas e sites de notícias entre as suas leituras pois temas da atualidade podem aparecer desta maneira nos próximos certames.

Faça um planejamento básico, respondendo as três perguntas abaixo:

– Quantas horas você terei por dia para estudar?
– Um curso online pode facilitar minha rotina?
– Tenho um lugar agradável e tranquilo para estudar?

E então, você está pronto para começar uma jornada em busca da realização dos seus sonhos? Não será fácil, mas quanto maior o esforço, maior é a satisfação e a alegria de ter vencido.

Deixe seu comentário