Concurso DPE/MG tem edital publicado com 30 vagas de Defensor:

As inscrições para o concurso começam em março

Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE MG) finalmente anunciou seu novo concurso público! São ao todo 30 vagas imediatas, sendo 21 de ampla concorrência, 2 para pessoas com deficiência e 6 para candidatos negros, no cargo de Defensor Público de Classe Inicial.

As inscrições, cuja taxa será de R$ 260, terão início no dia 25 de março e encerram em 25 de abril, e deverão ser feitas exclusivamente no site da organizadora. Os aprovados receberão remuneração inicial que ultrapassa os R$ 22,158,82.

Para concorrer os candidatos precisam ter concluído a graduação em Direito há pelo menos 3 anos. Também é necessário ter no mínimo 3 anos de atividade na área jurídica após a conclusão do curso.

Etapas do concurso DPE MG

A primeira etapa do concurso, uma prova objetiva de múltipla escolha, acontecerá na cidade de Belo Horizonte, na data provável de 26 de maio. Serão cobradas as seguintes disciplinas, sendo 10 questões referentes a cada uma delas: Direito Constitucional, Financeiro e Tributário, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil e Empresarial, Direito Processual Civil, Princípios Institucionais da Defensoria Pública e Legislação Específica, Direitos Humanos, Legislação Especial e Direito de Execução Penal.

Na segunda etapa, os candidatos farão 4 provas discursivas, também na cidade de Belo Horizonte, em datas ainda a serem confirmadas pela organizadora. cada prova dissertativa abrangerá um grupo de matérias, divididas da seguinte forma: Grupo 1 tendo Penal, Processual Penal e Execução Penal; Grupo 2 com Constitucional, Tributário e Administrativo; Grupo 3 voltado a Civil, Empresarial e Processual Penal; e finalmente Grupo 4 contendo Legislação Especial, Direitos Humanos e Princípios Institucionais e Legislação Específica.

Haverão ainda outras três etapas sendo a terceira de Inscrição Definitiva, com fases de sindicância da vida pregressa e investigação criminal, além de exame de saúde física e mental. Na quarta etapa, aqueles que ainda estiverem na disputa passarão por prova oral, onde serão cobrados os assuntos já vistos nas duas primeiras etapas. E finalmente, na quinta e última etapa, haverá a avaliação de títulos.

 

Conheça o Edital

É através dele que você fica por dentro dos requisitos exigidos para concorrer às vagas e conhece o estilo da banca que, no caso do concurso do DPE MG, é a FUNDEP. Também fica por dentro dos conteúdos que serão cobrados na prova e vários outros detalhes que certamente serão muito úteis.

Para acessar o edital, basta clicar aqui.

Deixe seu comentário