CONCURSOS: Temas que podem cair na prova de atualidades em 2019

Uma preocupação comum de quem se prepara para concursos são os temas que podem cair na prova de atualidades dos próximos certames.

Temas que podem cair na prova de atualidades

Tragédia de Brumadinho

Aprendemos com as tragédias? Precisamos aprender a destinar adequadamente o lixo que produzimos. O que fazemos com o lixo de nosso progresso? Está aí a correlação também com Chernobyl, com o Césio 137 em Goiânia, há mais de três décadas, e a relação humana com aquilo que não entendemos como lixo ou que desconhecemos.

Idosos e suas relações

Como os idosos estão inseridos em algumas circunstâncias: previdência, saúde, relações sociais e preparação para esse período da vida. O envelhecimento da população e o número de expressões que temos para nos referir aos idosos permite constatar que se trata de uma problemática muito evidente em nossos dias.

Onda conservadora de direita

Nesta edição os professores fazem um apanhado com vários assuntos interessantes que têm chamado a atenção do mundo. Entre eles o crescimento da extrema-direita na Alemanha, a relação de Donald Trump com o esporte, e um pouco mais sobre um tema que já havia sido abordado, imigração.

Feminismo

Os professores destacam uma expressão revisitada: o Feminismo Especulativo – o que é, como se faz -, a ligação com o movimento MeToo que completou um ano, os motivos de estranhamentos entre grupos feministas e grupos LGBTs e a declaração do jogador francês Olivier Giroud sobre a impossibilidade de um atleta de futebol se declarar homossexual ainda no século XXI.

Fake News

A divulgação de notícias falsas é conhecida como fake news e pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde, segurança e educação.

Imigração e Fronteiras

Na edição sobre as fronteiras do Brasil, os professores discutem a situação de um grupo de venezuelanos teve seus pertences queimados na fronteira com Roraima, no Brasil. Isso traz à tona mais uma vez a vulnerabilidade de quem se desloca e a necessidade de um olhar empático para essas pessoas.

Racismo

Deixe seu comentário