Motivação nos estudos – Confira 5 dicas para se manter motivado:

No post de hoje, vamos falar sobre motivação nos estudos. Afinal, 99% dos estudantes mantém uma rotina corrida entre estudos e trabalho. Mas, isso não pode ser um motivo para perder o foco. E não importa se o seu objetivo é a aprovação no ENEM, concurso público ou Exame de Ordem, esse post vale para todos e sem dúvidas vai te ajudar.

É claro que o desânimo pode aparecer em alguma etapa da sua preparação. Mas, se você tiver algumas ferramentas para acabar com o desânimo, seus resultados podem ser ainda melhores. Venha conferir as dicas que separamos especialmente para você.

Motivação nos estudos: Pense menos nas dificuldades

Não adianta ficar nervoso pensando na quantidade de matéria que você precisa vencer até o dia da prova. Se, por algum motivo, você acumulou matéria não estudado no final de semana, por exemplo, tente reorganizar seu cronograma durante a semana para colocar tudo em ordem. Se você não entendeu algum assunto de português, procure videoaulas online sobre o assunto, responda questões ou peça ajuda aos amigos. Só não vale se desesperar!

 

Motivação nos estudos: Faça uma lista do que aprendeu no dia

Para pensar menos nas dificuldades, você deve levar sua atenção para o progresso, o próprio progresso. Então, ao final de cada dia, faça uma lista do que estudou e o que conseguiu aprender de cada disciplina. Assim, você conseguirá ver de forma mais sólida o seu caminho até o sucesso e essa listinha pode te ajudar na hora de revisar o conteúdo também. Você deve se orgulhar e cada conquista!

 

Reconheça as pequenas vitórias

Seguindo com o mesmo estilo da dica anterior. fique feliz com cada pequena vitória do dia-a-dia de preparação. Sabemos que o seu objetivo final é a aprovação, mas todo dia, você alcança pequena metas que te deixam mais perto desse objetivo final. E isso vale para questões que acertou, simulados com boas notas, videoaulas completadas e até para aquele exercício de matemática que da última vez você não havia conseguido resolver.

 

Motivação nos estudos: Cuide do básico

Você não vai aprender mais se virar madrugadas estudando, na verdade, vai até aprender menos. Pois, o seu corpo e a sua mente estarão cansados demais para se concentrar. Então, cuide da sua alimentação e do seu corpo, prefira alimentos mais saudáveis e faça exercícios regularmente. Antes de pensar na aprovação, pense em si mesmo e cuide-se!

 

Mantenha  foco no que o seu objetivo significa para você

Pense em quais são os verdadeiros motivos que te levaram a criar esse objetivo. As perguntas podem ser: “porque escolhi essa carreira?” ou “porque quero ser um funcionário público desse órgão?”. Todas as razões são legítimas, mas vale tirar um tempo para pensar nos motivos pessoais que te levam a esse esforço de preparação. Então, esqueça as recompensas, só pense no que isso significa para você, o que te leva a perseguir esse sonho e como ele vai acrescentar na sua vida. Isso te ajudará a manter a motivação para garantir o resultado esperado.

 

Fonte: Guia do Estudante

Deixe seu comentário