O que é TAF? Saiba tudo sobre o Teste de Aptidão Física em concursos

Em muitos concursos, além das provas objetivas, é cobrado o Teste de Aptidão Física. E para você ficar por dentro de tudo, trouxemos esse post para te falar o que é TAF, quais concursos costumam pedir e algumas dicas essenciais para você superar mais essa etapa no mundo dos concursos.

 

O que é TAF?

No Teste de Aptidão Física (TAF) é cobrada uma repetição de exercícios, a partir disso, é decidido se seu corpo é apto ou não para desempenhar o trabalho proposto ao cargo. Então, não adianta ir bem na prova objetiva, mas não vencer o TAF. Por isso, você não pode deixar para se preparar para ele apenas no último momento.

Normalmente, você tem de três a seis semanas entre o resultado da primeira fase e o TAF, um tempo curto para a preparação ideal. Cada um tem suas próprias características, então é difícil definir um tempo universal para treinar, porém esse período pode variar entre 3 e 6 meses, dependendo da condição física e da composição corporal do candidato.

 

Quais concursos pedem o TAF?

Normalmente o TAF é cobrado em certames que trazem oportunidades para cargos que exigem mais atividade física, como policiais e bombeiros. O teste costuma ser diferenciado para candidatos do sexo feminino e do masculino, cobrando menos repetição ou um exercício adaptado para as mulheres.

A Polícia Federal é um dos órgãos que exigem o TAF. Conforme os últimos editais, é cobrado:

– Barra fixa dinâmica com pegada livre para os homens e barra estática para mulheres;
– Salto de impulsão horizontal;
– Natação 50 metros;
– Corrida de 12 minutos.

O que é levado em consideração no TAF?

Você precisa entender que esse teste não é uma competição. Então não é necessário mostrar que consegue fazer mais que seus concorrentes. O que você precisa é atingir o índice que o órgão exige e que estará descrito no edital, como por exemplo: fazer 5 barras fixas com pegada livre.

 

Faça simulações completas do TAF

Assim como você responde questões de concursos anteriores para treinar seus conhecimentos, também pode, e deve, fazer simulações do TAF. Além de te ajudar a saber como está seu desempenho físico, essa prática te ajudará a ficar menos nervoso no grande dia, pois saberá o que te espera. Então peça a ajuda de um amigo ou de um parente e simule a sequência completa. Faça o seu melhor que a aprovação virá!

Deixe seu comentário